sexta-feira, 9 de outubro de 2020

PORQUE SOU DE ESQUERDA.

 PORQUE  SOU DE ESQUERDA.


Ser de esquerda não significa  ser militante do PT, PDT, PSOL, do PCO, do PCdoB, etc.


Ser de esquerda não é votar no Lula ou no Boulos. É votar no ideal de fraternidade e solidariedade que Lula  e Boulos carregam.


Ser de esquerda não é ser contra o empresário. A esquerda é contra a falta de empatia com os empregados e o desrespeito aos direitos trabalhistas


Ser de esquerda não é ser contra a família tradicional e  sim apenas ter a consciência de que famílias diferentes da tradicional também são famílias e merecem ter seus direitos protegidos.


Ser de esquerda não significa que deseja  ter  filhos homo, bi ou heterossexuais. Só quer que todos  respeitem o direito daqueles que são diferentes


Ser de esquerda não significa que é   favorável ao aborto. E sim, de amparar a mulher na escolha de se quer ter um filho ou não


Ser de esquerda não é ser  contra os ricos. Mas contra os que acham que devem ter mais direitos do que os pobres.


Ser de esquerda não é ser contra a fartura e o direito de viver bem.  Ser de esquerda é ser  contra a fome do semelhante


Ser de esquerda não é defender bandidos. É  defender a Constituição Federal que no seu art. 1°, III determina que a dignidade da pessoa  humana é um Direito Fundamental. Se você é humano, defendo os seus também.


Ser de esquerda não é contra você ter mansão, iate, carros importados. Ser de esquerda é ser contra pessoas morarem nas ruas ou em casebres de papelão ou madeirite cobertas com folhas de zinco ou plásticos


Ser de esquerda não é ser contra o capitalismo. Ser de  esquerda é ser contra as desigualdades sociais.


Ser de esquerda não é significa ser contra o consumismo e a vida próspera . Ser de  esquerda é ser contra a destruição do meio ambiente através a exploração da terra e do trabalho mal remunerado do outro que não terá direito a usufruir


Ser de  esquerda não é contra  Igreja,  Centro, Sinagoga, Congregação ou qualquer outro lugar para orar,  mas sim contra os discursos de ódio e  da não pregação do evangelho


Ser de esquerda é lutar por igualdade material. É lutar pelo direito das minorias. Pelo direito dos negros, pobres, e das minorias. É lutar pelos direitos iguais para o semelhante 


Ser de esquerda no Estado Democrático de Direito é  ter  coragem de lutar pelos direitos de todos.


Ser de esquerda não é uma opinião política.

É uma FILOSOFIA DE VIDA

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

no ano de 1759, centenas de jesuítas foram expulsos do Brasil

 A Companhia de Jesus se estabeleceu na América portuguesa com a autorização do Papa Paulo III. Em 1549 desembarcavam, no Brasil Colônia, os primeiros Jesuítas.

O Padre Manoel da Nóbrega e mais 4 jesuítas. Em 1553 chegou ao Brasil o Pe. José de Anchieta, o santo da terra brasileira, colonizador, bandeirante, educador, poeta, missionário. Outro jesuíta historicamente importante, nesse início de vida brasileira, foi o Pe. Antônio Vieira, sem dúvida o maior orador sacro do século XVII.

Foram responsáveis pela fundação de colégios, escolas, igrejas, capelas – onde os nativos e descendentes de portugueses recebiam instrução e formação. Em 200 anos de desenvolvimento pacífico, a Companhia de Jesus tornou-se a maior educadora e missionária do Brasil.

Anchieta e Nóbrega fundaram o Colégio de São Paulo, que deu origem a atual cidade de São Paulo (SP). Eles também participaram ativamente da expulsão dos franceses que invadiram a Baía da Guanabara e ajudaram a fundar a cidade do Rio de Janeiro.

No ano de 1750, a Província dos Jesuítas no Brasil contava com 131 casas, sendo delas 17 colégios. Havia 55 missões entre os índios.

É também importante destacar a presença jesuíta no sul do Brasil. Até 1734 haviam sido fundadas 21 reduções, aldeamentos indígenas, nos quais viviam mais de 100.000 índios cristianizados. No atual Rio Grande do Sul encontram-se as ruínas de Sete Povos, sendo a mais importante São Miguel das Missões.

Deste grupo missionário de origem espanhola são os Santos Mártires Roque, Afonso e João, que foram mortos em 15 de novembro de 1628 e o missionário tirôles Pe. Antônio Sepp, falecido em 13 de janeiro de 1733, certamente o grande gênio das reduções guaranis. Atribui-se a ele a introdução da fundição do aço e do ferro no sul do Brasil para a fabricação de instrumentos de trabalho e de sinos.

Na medida em que crescia a influência dos jesuítas na ordem social da colônia, bem como seu poder econômico nos aldeamentos., os jesuítas foram ficando cada vez mais autônomos em relação ao Estado e à própria Igreja Católica.

Por esse motivo, a Coroa portuguesa passou a ver neles uma ameaça ao seu poderio. Os conflitos foram crescendo em intensidade. Os jesuítas encontravam-se dessa forma isolados.

Assim, no ano de 1759, centenas de jesuítas foram expulsos do Brasil, pelo secretário de estado português: o Marques de Pombal. O que acabou desestruturando por completo a ordem dos jesuítas no Brasil, gerando grandes prejuízos para os aldeamentos indígenas, para a educação e o ensino na colônia.

O Marquês de Pombal eliminou os métodos de ensino da Companhia de Jesus, que o mesmo dizia ser detentora de um poder e uma autonomia econômica que deveria ser devolvido à Portugal; e ainda, os jesuítas educavam os colonizadores cristãos a serviço da ordem religiosa da Igreja, não dando muita importância as verdadeiros interesses da Coroa Portuguesa.

Os 22.589 jesuítas que trabalhavam em 669 Colégios e Universidades, em 61 noviciados, 340 residências religiosas, 171 seminários, 1.542 igrejas e 271 missões em todo o mundo foram proibidos de viver em comunidade e, em certos casos, até de exercer o seu ministério sacerdotal. A Companhia de Jesus teve que permanecer oculta e inativa durante 41 anos.

A restauração da Companhia de Jesus se deu em 7 de agosto de 1814. Mas somente, em 1842 os jesuítas entraram novamente no Brasil (via Porto Alegre), vindos da Argentina.

Em 1843 se dirigiram à cidade de Desterro (hoje Florianópolis/SC) onde constituíram sua Comunidade. A 25 de setembro de 1845 abriram o primeiro Colégio da Companhia de Jesus, após a sua Restauração, no Brasil. Foi de pouca duração. Encerrou-o a febre amarela, após ter vitimado 6 jesuítas e 3 alunos, em 1854.


Fonte: https://www.enemvirtual.com.br/jesuitas/

JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA - VIDEO

  JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA LIGUE O SOM