segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Como fazer o cancelamento do empréstimo consignado em caso de golpe?

 


Como fazer o cancelamento do empréstimo consignado em caso de golpe?

1. Entre em contato com o seu banco ou instituição financeira

Assim que suspeitar e identificar qualquer problema no contrato, o beneficiário precisa entrar em contato diretamente com a instituição financeira. Para a análise antifraude, o banco pode solicitar alguns documentos que comprovem o golpe.

2. Entre em contato com a Ouvidoria do seu banco, instituição ou do Banco Central

O aposentado ou pensionista também pode abrir um chamado na Ouvidoria da própria instituição. Se não tiver retorno do banco ou se a instituição financeira se negar a avaliar o caso, a vítima pode procurar a Ouvidoria do Banco Central ou ligar para o telefone 145 para registrar uma queixa formalmente.

Depois que a reclamação for feita, a instituição financeira tem até 10 dias úteis para dar uma resposta. Se a fraude for comprovada, o valor deve ser ressarcido em 2 dias úteis.

3. Abra um Boletim de Ocorrência

Para evitar dor de cabeça no futuro, em casos de golpe é indicado abrir um Boletim de Ocorrência na polícia. Isso pode ser feito de maneira online.

Quais as fraudes mais comuns no empréstimo consignado?

Infelizmente, pessoas mal intencionadas aplicam golpes financeiros e acabam causando prejuízos para as vítimas. 

A seguir, veja as fraudes mais comuns envolvendo empréstimo consignado e saiba como se proteger.

1. Documentos falsos

Em golpes do empréstimo consignado, os fraudadores costumam falsificar documentos pessoais do beneficiário. Isso pode acontecer com o RG, CPF, certidões e holerites.

Para evitar que isso aconteça, nunca entregue documentos pessoais para desconhecidos. Em caso de perda ou roubo de documentos, faça um boletim de ocorrência e informe os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Além disso, nunca compartilhe o login e senha do “Meu INSS” e nem o número do seu cartão.

2. Assinaturas falsas

Para se prevenir desse tipo de fraude, você não deve assinar qualquer documento ou contrato sem ler atentamente.

Vale dizer que, atualmente, o sistema de prevenção à fraudes no empréstimo consignado leva em consideração análise grafológica (ou seja, da escrita da pessoa) biometria e inteligência artificial de reconhecimento facial. No entanto, é importante sempre ficar de olho.

3. Assinatura de contratos sem informações ou em branco

Nesse golpe do consignado, o criminoso apresenta “o falso contrato” e pede a assinatura do documento – que pode aparecer em branco ou sem informações suficientes.

O contrato de empréstimo sempre deve conter os dados do solicitante, valor total do empréstimo, valor e quantidade das parcelas, prazos de pagamento, taxas de juros e o CET (Custo Efetivo Total).

4. Cobrança de valores antecipados

Uma prática comum entre os fraudadores é cobrar depósitos ou valores antecipados para análise ou liberação do crédito. O argumento utilizado geralmente é que, dessa forma, o dinheiro será liberado de forma mais rápida.

Lembre-se: isso nunca acontece. Esse comportamento é indevido e deve ser denunciado.  Ao ser abordado por qualquer pessoa ou empresa que solicite o recebimento de qualquer valor de forma paralela, desconfie.

Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA - VIDEO

  JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA LIGUE O SOM