segunda-feira, 12 de setembro de 2022

“Todo evangélico é alienado; todo crente é imbecil; todo cristão é ignorante”

“Todo evangélico é alienado; todo crente é imbecil; todo cristão é ignorante”


Existem evangélicos burros, políticos corruptos, padres pedófilos e pastores ladrões. Mas, nem todo evangélico é burro, nem todo político é corrupto, nem todo padre é pedófilo, nem todo pastor é ladrão, portanto, cuidado com as generalizações.

O texto abaixo é de 2016, publicado no Facebook pela Organização religiosa conhecida como Apóstolo Paulo Inconformado (@apostolopauloinconformado  • Organização religiosa), portanto bem antes da polarização entre Bolsonaro x Lula na qual o país vive hoje mergulhado.


Em tempos da politização da religião; da disputa do chamado voto evangélico; de pastores militantes, e das pautas conservadoras, a reflexão, provocadora, é mais do que atual. O título desta matéria do PNB Online é, também, uma provocação: um convite para a leitura além apenas das manchetes. Vale ler o texto na íntegra e pensar: 

“Todo evangélico é alienado e idiota”; “todo crente é imbecil”; “todo cristão é ignorante” – pelo menos é isso que muita gente pensa. Quantas frases como essas eu já escutei durante minha vida. As pessoas dizem as coisas mais absurdas sem o mínimo de bom senso. Será que todo evangélico é um ser que não pensa? Logicamente que não. 

Nem todo religioso é ignorante por ser religioso, como também, nem todo que se julga racional é inteligente de fato. Não podemos generalizar. Como disse certa vez o filósofo Mário Sérgio Cortella:“Religião não é coisa de gente tonta. Religião é coisa de gente, só que tem gente tonta em todo lugar”.

s, precisamos dar a mão à palmatória. Muitos, não todos, se comportam como se fosse realmente proibido pensar. E, nesses casos, as acusações são verdadeiras. Muitos cristãos são zelosos em sua fé, sinceros em sua prática, mas falta-lhes o entendimento. Muitos têm zelo sem conhecimento e outros, conhecimento sem zelo. Não é uma escolha, uma opção de este ou aquele, é preciso ter ambos. John Stott no livro “Crer é também pensar”, diz o seguinte: “Dou graças a Deus pelo zelo. Que jamais o conhecimento sem zelo tome o lugar do zelo sem conhecimento! O propósito de Deus inclui os dois: o zelo dirigido pelo conhecimento, e o conhecimento inflamado pelo zelo”.

Crer é também pensar. O cristão não precisa esconder sua razão e inteligência quando tratar de ......continue lendo AQUI


Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA - VIDEO

  JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA LIGUE O SOM