domingo, 23 de maio de 2021

NEWSLETTER: A PRINCIPAL FERRAMENTA DO E-MAIL MARKETING

NEWSLETTER: A PRINCIPAL FERRAMENTA DO E-MAIL MARKETING

Uma newsletter é um boletim periódico enviado regularmente aos seus clientes e visitantes, através do e-mail. O objetivo da newsletter é manter o nome de sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o caminho para o seu site. Lembrando que para que o cliente queira abrir a sua newsletter ela precisa conter alguma informação do interesse do cliente, não apenas promoções. Podem ser dicas sobre como usar o produto, notícias do mercado do seu produto, por exemplo, uma loja virtual de moda, envia na newsletter as tendências da estação. Já um e-commerce pet shop, envia dicas de como cuidar dos seus bichinhos.

 ETAPAS NA IMPLANTAÇÃO DO E-MAIL MARKETING

Você pode optar por terceirizar o programa de e-mail marketing, o que eliminaria muitas das etapas seguintes, porém levando-se em consideração os custos e o fato que os seus clientes são o seu patrimônio mais importante, provavelmente você desejará ter o controle total do processo. Para isso, as principais etapas são: 

 Montar a infra-estrutura: Coloque no seu site campos de captura de e-mails para quem quiser receber seu e-mail marketing, pense em formas de fazer essa tarefa, de deixar o e-mail no seu site, ser interessante. Ofereça descontos, promoções exclusivas, conteúdos atraentes. Ofereça coisas que você realmente consiga entregar quando enviar sua newsletter. Essa também é a hora que você contrata a ferramenta de envio de e-mail. 

Montar as listas de e-mails: Agora é a hora de criar uma lista com todos os e-mails que as pessoas estão deixando no seu site. Se na hora que a pessoa cadastra o e-mail no seu site ela precisa responder alguma pergunta como masculino/feminino, loira/morena/ruiva/afro isso pode te ajudar a segmentar a sua lista. 
Assim você já vai separando, não vá enviar e-mail oferecendo shampoo para pessoas carecas, nem bacon para vegetarianos. Se na hora que as pessoas deixam o e-mail no seu site não respondem nenhuma pergunta, você vai precisar usar outras formas para descobrir em qual lista cada e-mail se encontra, talvez uma breve pesquisa resolva. Dê forma alguma tente fazer isso adivinhando, em que tipo a pessoa se enquadra. 

Adquirir/Utilizar software de envio: No início a sua lista vai ser pequena, mas mesmo assim é necessário investir em um software de e-mail marketing. Mais que enviar para muitas pessoas ao mesmo tempo, essa ferramenta te permite ver quem abriu, quem clicou no seu e-mail. Você também pode fazer testes com assuntos de e-mails, onde o sistema envia para, por exemplo, 10% da sua lista os e-mails, 5% recebe com o assunto 1 e os outros 5% recebem com o assunto 2. Depois automaticamente, é enviado para os outros 90% da lista, o e-mail com o assunto que teve mais abertura. 

Criar conteúdo de qualidade: Não envie e-mails com promoções diárias, envie e-mails quando você realmente tiver algo para contar para os seus clientes, os produtos novos, o frete grátis nas compras acima de R$150. Não envie só produtos e promoções, envie conteúdos, mesmo que só um paragrafo, com algo que pode ajudar seus clientes. Esse conteúdo precisa ser condizente com o que você vende no seu site, não envie receitas se a sua loja virtual vende artigos esportivos. 

Fazer acompanhamento do e-mail marketing: Saiba se você está atingido os resultados, veja os números, taxa de abertura, cliques, descadastramentos. Pois assim você vai conseguir ir moldando seu e-mail marketing para cada vez mais ser exatamente o que o seu cliente precisa. Por exemplo, no dia que você enviou a foto de um gatinho, teve mais cliques no link do que no dia que você enviou a foto de um cachorro. 

A arte de ganhar dinheiro com o e-mail marketing contém muitos testes, pois o que dá certo para uma loja virtual, nem sempre dá certo para outras lojas virtuais. Então você precisa ficar o tempo inteiro testando. Cada loja tem seu tipo de púbico e sua forma de se relacionar com ele. Teste layouts diferentes, conteúdos diferentes, e assim aos poucos você vai pegar o jeito e vai ter um púbico engajado que quer receber o e-mail da sua empresa.

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