segunda-feira, 5 de junho de 2023

 

Dicas para ler e entender melhor a Bíblia

biblia-sagrada

Bíblia contém a completa, suficiente e final revelação da vontade de Deus para o homem e deve ser estudada cuidadosa e respeitosamente, afinal, “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Por isso, elaboramos algumas dicas para melhorar o seu entendimento das Escrituras:

Escolha um lugar apropriado.

Leia a Bíblia em um local silencioso, onde você se sinta totalmente à vontade e livre de distrações.

Esteja disposto.

Não leia cansado, com sono ou pensando em outras coisas. Concentre-se na leitura!

Comece com uma oração.

Antes de iniciar sua leitura bíblica, faça uma oração sincera pedindo a Deus a sabedoria necessária para entender a Sua Palavra:

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” (Tiago 1:5-8, NVI)

Leia!

A palavra Bíblia deriva do grego bíblion, que significa “conjunto de livros”. Ao todo são 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento (Antiga Aliança) e 27 do Novo Testamento (Nova Aliança). Alguns livros são bem maiores que os outros, demandando quase uma semana para concluir a leitura (como Gênesis, Êxodo, Isaías, entre outros). Outros são tão curtos que podem ser lidos em poucos minutos (como Obadias, Jonas, Habacuque, Ageu, Filemon, 2 e 3 João, Judas, entre outros).


Muitas pessoas pensam que ler a Bíblia é um enorme desafio por ela ser muito grande. Algumas acabam desistindo no meio da leitura ou antes de sequer começá-la. Mas não adianta ler apenas um versículo ou dois. É preciso disciplina, paciência e dedicação! Por isso, reserve no mínimo uma hora por dia para ler uma porção considerável da Bíblia (você pode ler, por exemplo, por meia hora ao acordar e por mais meia hora antes de dormir). É necessário deixar a preguiça de lado e ler. Desse modo, você vai conseguir ler a Bíblia toda em cerca de quatro meses. No fim das contas, ela não é tão grande!

Considere o contexto.

Muitas pessoas abrem a Bíblia em uma página qualquer, leem o texto, não entendem nada e tentam simplesmente adivinhar o seu significado. Nunca faça isso! Texto fora de contexto é pretexto! Para entender a Bíblia, é preciso lê-la levando em conta o contexto de cada passagem. Então, não leia apenas alguns versículos aleatórios. Leia capítulos inteiros. Organize-se para ler uma sequência de capítulos por dia, até terminar de ler o livro em questão. Por exemplo: Se começar a ler Gênesis, que possui 50 capítulos, você pode ler os primeiros dez capítulos no primeiro dia, os dez seguintes no dia seguinte e assim por adiante. Desse modo, em menos de uma semana, você terminará a leitura desse livro conseguindo compreender o essencial de sua mensagem.

Quando estiver lendo, sempre se pergunte: Quem está falando a quem? Sobre o quê? Por quê? Onde e quando isso aconteceu? Essas questões, quando respondidas corretamente, ajudam muito a entender o texto.

Não desista quando encontrar um obstáculo.

Se você não conseguir compreender alguma coisa, não desanime. Não desista! Há muitos materiais que podem facilitar o seu entendimento:

Escolha para sua leitura uma versão da Bíblia que seja fidedigna à Palavra de Deus e use uma linguagem atual e fácil de entender (recomendamos a Nova Versão Internacional ou a King James Atualizada, que são ótimas versões). Se necessário, compare o texto com outras traduções da Bíblia. Não se esqueça de usar dicionários comuns ou bíblicos (com relação a dicionário bíblico, recomendamos o Dicionário Vine) caso não compreenda o significado de alguma palavra.  Continue lendo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA - VIDEO

  JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA LIGUE O SOM