quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Futuro da Igreja Católica alemã é sombrio. Perdeu 522 mil fiéis só em 2022


Para os bispos e os católicos alemães foi um choque constatar pelas últimas pesquisas que, em 2022, mais de meio milhão de fiéis abandonaram a Igreja. As saídas foram exatamente 522.821.


A esses dados, definidos como sombrios, juntam-se também alguns lampejos de luz, em grande medida ilusórios: de fato, o número de batismos e casamentos está aumentando e a frequência à igreja também cresceu. Mas – foi apontado – “uma olhada nos números, às evoluções e as tendências mostra que esses valores são, na melhor das hipóteses, um fogo de palha. A almejada inversão de tendência após a pandemia de coronavírus não aconteceu”.
A Conferência Episcopal Alemã não comenta. Anuncia apenas os números das estatísticas da Igreja, e, ainda por cima, apenas aqueles em vermelho.

Ao contrário dos anos anteriores, para a apresentação dos dados não houve a presença do presidente ou do secretário-geral: bastou um comunicado sóbrio com muitos números.

Do ponto de vista prático, o meio milhão de desfiliações em 2022 corresponde à perda de centenas de milhões de euros em receitas fiscais para a Igreja Católica no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA - VIDEO

  JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA LIGUE O SOM