terça-feira, 4 de julho de 2023

França: novo relatório sobre abusos na comunidade de São João revela 167 vítimas


 O novo relatório tem como objetivo estabelecer ligações entre o número significativo de abusos sexuais cometidos por membros da Comunidade de São João e a história pessoal do seu fundador, o padre Marie-Dominique Philippe.

Um relatório de 800 páginas, publicado a 26 de junho, pela congregação francesa de São João descreve os abusos sexuais cometidos pelo seu fundador, o padre dominicano Marie-Dominique Philippe (1912-2006), a sua família e outros padres da organização, revelados pela primeira vez em 2013.
 
O documento Compreender e curar - Origens e análises dos abusos na Comunidade de São João foi realizado por historiadores, psicólogos e teólogos e reporta abusos cometidos por 72 irmãos da instituição religiosa, criada em 1975. Durante décadas estes padres abusaram de pelo menos de 167 vítimas, na sua maioria mulheres leigas e freiras, revela o jornal católico francês La Croix.
 
Em janeiro, já tinham sido publicados relatórios feitos por comissões independentes, nomeadamente pela L’Arche, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a criar comunidades onde pessoas com ou sem deficiência intelectual trabalham e vivem juntas, cujo líder, Jean Vanier, também é acusado de abusos.
 
Desta vez, foi a própria Comunidade de São João a conduzir a investigação, a pedido do Capítulo Geral de outubro de 2019 dos Irmãos de São João, com o objetivo de estabelecer as ligações entre o número significativo de abusos sexuais cometidos por membros da congregação e a história pessoal do fundador, o padre Marie-Dominique Philippe. Continue lendo AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA - VIDEO

  JOSEPH MURPHY ENSINA - DURMA E ENRIQUEÇA LIGUE O SOM